Policial Militar aguarda do Estado medicamento para tratamento contra câncer

O policial militar Agildo da Silva Monteiro, 39, aguarda da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) o fornecimento de um medicamento para tratamento contra um câncer.

Na semana passada, o secretário Ciro Gomes foi intimado pela Justiça, por meio da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, a fornecer o medicamento. O soldado, que trabalha na Polícia há 16 anos, aguarda o cumprimento da determinação.

Agildo conta que, em 2011, foi diagnosticado com carcinoma medular de tireóide, tumor mais agressivo responsável por aproximadamente 5% dos casos de câncer da tireoide. "Fui operado com urgência, em uma cirurgia de alto risco. Já estava muito espalhado, pegando no coração e nas amídalas. Os médicos estavam com medo de operar", lembra.

Após a primeira intervenção, Agildo teve que passar por outras três cirurgias.

"Primeiro fui na Procuradoria da Saúde. Ganhei na Justiça que o Governo pagasse essa medicação, com multa diária de R$ 5 mil por dia caso não cumprisse, mas nunca foi pago. Alegavam que não tinha verba. Um novo processo foi aberto em 2013, e novamente foi decidido na Justiça que eles pagassem", explica o policial militar, que atualmente está de licença.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sesa informou ao O POVO Online: "O medicamento já foi comprado. O fornecedor, em São Paulo, informou que, por se tratar de um medicamento especial, de alto custo, fará a liberação em sete dias. Para que esse prazo seja cumprido, a Secretaria da Saúde definiu a entrega por transporte aéreo". 

O policial tomou conhecimento da compra do medicamento por meio da reportagem. "É um alívio saber. É um câncer tão raro que essa medicação foi descoberta recentemente, em maio. Minha saúde está debilitada".


0 comentários :

Postar um comentário