Pistolas não disparam se chacoalhadas

Toda a arma é projetada para que o disparo seja provocado apenas pelo acionamento do gatilho. Atirar quando chacoalhada não é um comportamento normal de uma arma, uma vez que todas elas são testadas e aprovadas para uso antes de serem entregues.
O que pode explicar um tiro acidental numa situação dessas, quando a arma é chacoalhada, é uma peça ou componente com problema. O funcionamento de uma pistola, um equipamento sensível por natureza, pode ser prejudicado tanto pela adulteração de peças como pela simples falta de manutenção adequada e frequente.
“Caso a arma dispare porque chacoalhou, provavelmente não teve manutenção ou alguma peça foi adulterada”, explica o perito Domingos Tocchetto. “A pistola deve passar por análises e testes e, se houve falha em qualquer peça, ele passa por manutenção e é submetida a nova avaliação antes de ser colocada em campo novamente”, diz.
“Em casos extremos, quando mesmo após manutenção a arma não oferecer segurança para o atirador, o equipamento é substituído”, completa o perito.
A Taurus orienta que todo usuário faça manutenções periódicas em suas armas, mantendo as peças lubrificadas com o óleo adequado de acordo com as recomendações do manual do proprietário.
A recomendação é que pistolas passem por manutenção quando nova, antes do primeiro uso, uma vez por mês, após cada uso e a cada 200 disparos. A manutenção também deve ser feita toda vez que a arma for submetida a condições adversas, como quedas, chuva, água do mar, poeira, neve, areia e sempre que houver suspeita de mau funcionamento.

0 comentários :

Postar um comentário